Juiz de Fora

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Panótico vê aqui e agora (206)


O caminho para casa
(2000)



Um chinês de quase quarenta anos volta para a sua aldeia nortista natal quando soube da morte do pai. A sua mãe quer dar um ritual pré-revolução cultural para o finado marido: levá-lo em procissão do hospital provincial até a sua residência, para lhe ensinar o caminho de casa. O marido foi professor alfabetizador dos filhos dos habitantes locais por quarenta anos. O filho começa a narrar o romance entre os pais.



Retornando a 1958, vemos a paixão adolescente de Di (Zhang Ziyi) pelo novo professor que chegava para abrir a primeira escola na localidade. Analfabeta e filha de analfabeta, a menina vê no chegante a idealização de sua paixão. O empenho da moça em atrair o rapaz é uma love story muito bonita, pois Yimou sempre combina o romantismo literário com os obstáculos das próprias limitações humanas e circunstâncias sociais.




A pequena Zhang Ziyi está num papel meigo, sonhadora, bem diferente das personagens fortes, obstinadas e rebeldes de filmes como O tigre e o dragão, Herói e O clã das adagas voadoras. Estava em seu belíssimo rosto que a atriz iria longe, como o foi. A fotografia é de primeira, um cenário maravilhoso que lembrou-me Cinzas no Paraíso e  Horizonte Perdido. Achei muito interessante o filme começar em preto e branco e desenvolver o passado em cores (as mais bonitas possíveis), normalmente o cinema faz exatamente o oposto. Uma história simples, baseada em fatos reais, diferente do cinema grandioso que Zhang Yimou fez em seguida (Herói, o segundo filme que mais gosto na vida, quer mais o quê? rs...)



2 comentários:

  1. eu amo esse filme, vi no cinema lá no rio de janeiro. amo esse diretor. e adoro esse elenco. belas imagens. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Zhang Ziyi tem fama de mimada, de gostar muito de aparecer. Eu a prefiro como está aqui, uma menina gente boa.

    ResponderExcluir