Juiz de Fora

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Panótico vê aqui e agora (202)

 
Gimme Shelter
(1970)
 
 
 
Independentemente do fato de que os Rolling Stones são a segunda maior banda da história, eu os acho musicalmente pobres (quase sempre os mesmos três acordes, C, D e Am) e sua filosofia notória é a síntese do que menos me atraiu no rock. Desta turma eu gosto de uma meia dúzia de canções, se tanto, (Gimme Shelter, Citadel, Paint it Black, Sympathy for the Devil e...acabou). No ano passado eu tive o trabalho de ouvir pelo menos uma vez todos os cds originais do grupo e isto não afetou a opinião que eu tenho sobre eles desde a década de setenta.
Mas eu gosto bem de filmagens antigas de banda de rock, havia algo de sedutor nas produções dos anos sessenta e setenta, acho um registro histórico de valor.



Este Gimme Shelter (filmado em dezembro de 1969) tem como foco principal o famoso concerto de Altamont (California) no qual os Hell's Angels teriam matado quatro fãs da banda. Há inclusive uma declaração de um dos líderes do grupo de motoqueiros que ganharam fama de barra pesada: "Eu não fui contratado para ser segurança dos Rolling Stones, eu acho o Mick Jagger um babaca, eu fui lá para tomar cerveja e me avisaram de que só poderia beber após o fim do show. Mas aí uns garotos drogados começaram a mexer nas nossas motos e vir para cima dos Angels. Quando alguém vai para cima dos Angels, acaba machucado." O sentido das palavras é este.



O show gratuito na rodovia de Altamont tinha como referência Woodstock, famoso festival ocorrido alguns meses antes. Com a temperatura próxima de zero graus, centenas de milhares de pessoas, estavam lá, a maioria bêbada e/ou drogada, diante de um minúsculo e improvisado palco. A situação é patética: Mick Jagger tem que interromper o show diversas vezes para pedir paz à plateia. Em certa ocasião ele pede à Keith Richards para falar em nome da banda. É muito esqusito ver Mick Jagger dando os pulinhos e requebros característicos enquanto o pau come no público. Há uma moça completamente nua, uma fã com a cara da Angela Ro Ro (seria a própria?), um fã que sobe ao placo e faz tenebrosas caretas ao lado de MIck Jagger e diversos Hell's Angels bancando os seguranças amadores. Quando o show acaba a banda meio que foge em direção a um helicópetero e se pirulita do local.



O documentário mostra em detalhes o momento em que um Angel dá facadas em um fã, supostamente por ele estar armado. Mick Jagger diz: "Sympathy for the Devil sempre nos traz problemas". A banda é convidada a se explicar em um programa de rádio de San Francisco, mas o único que fala é o baterista Charlie Watts (único que parecia estar em condições de falar algo com sentido). Há cenas desnecessárias sobre um advogado negociando em nome da banda e Keith Richards é sempre daquele jeito (triste de se ver os seus dentes careados, isto tem a ver com postura de roqueiro?). Bom, não foi grande coisa, mas valeu ter conhecido este Gimme Shelter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário