Juiz de Fora

domingo, 1 de maio de 2011

O Panótico vê aqui e agora (100)

Vips - Histórias de um mentiroso
(2011)

Este documentário de Mariana Caltabiano tem por objeto o mesmo figuraça que é tema do filme Vips, com Wagner Moura como protagonista, em cartaz em circuito nacional. Marcelo Nascimento da Rocha foi filho do dono da Gol, goleiro da seleção brasileira, guitarrista dos Engenheiros do Hawaii e policial de grupo de elite. Foi? Não. Mas convenceu um monte de gente boa de que o fora. Preso por tráfico intenacional de drogas, liderou uma rebelião fingindo ter unificado o PCC com o Comando Vermelho. Mais tarde, obteve progressão para o regime semiaberto, voltou a praticar crime e está novamente em regime fechado.



O cara, segundo as vítimas, tinha uma lábia danada. Mas ao ver os vídeos dá para notar que ele só obteve sucesso porque as pessoas, as vítimas, também contribuem substancialmente para o autoengano, desejam mesmo serem enganadas. Não mente tão bem assim: a linguagem corporal, o excesso de clichês e o tom de deboche com sorriso no canto da boca lembram muito os escolares dizendo porque não fizeram o dever de casa. Agora, o mais legal de tudo, foi ele ter feito (muito) de bobo um conhecido apresentador de programas de socialites.


Um comentário:

  1. o culto a celebridade dá nisso. alguém se finge do q não é e passa a receber tratamento diferenciado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir