Juiz de Fora

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Panótico vê aqui e agora (108)


Uma mulher, uma arma e uma loja de macarrão
(2009)




De cada dez filmes estadunidenses lançados no mercado eu me interesso em assistir um ou dois; de cada dez europeus eu tenho interesse em ver pelo menos uma meia dúzia; de cada dez chineses oito ou nove atendem ao meu paladar. Peguei este filme pela capa, numa noite sonolenta e preguiçosa. Chegando em casa, duas surpresas: o filme é de Zhang Yimou, este mestre que deu à humanidade o meu vice-campeão cinematográfico Heroi, já há muito resenhado aqui e outras preciosidades; a segunda surpresa me deixou pensativo: refilmagem do primeiro filme dos irmãos Coen, "Gosto de Sangue" (1984), para quê? E como eu não o conheço, fica a pergunta: vou curti-lo de pleno?


Na China central do século XVII um mercador persa vende uma arma para uma jovem esposa de um típico senhor rural, que a maltrata e desconfia de sua fidelidade. Um jovem empregado se enamora da patroa e outros dois empregados caricatos estão com os seus salários atrasados. O proprietário resolve contratar um policial para dar cabo da mulher e de seu suposto amante.


Como nos filmes de Coen, as pessoas são meio parvas e quase tudo sai errado. A fotografia é impecável, assim como tudo que cheira ao artístico: figurinos, mobiliário, instrumentos e utensílios artesanais, tudo dentro do padrão Zhang Yimou de qualidade. Mas, francamente, e por não conhecer a obra parafraseada, o filme em si não despertou a minha empatia.



Um comentário:

  1. esse pôster q escolheu achei o q menos atendia a beleza estética do filme. tb me perguntei pq um remake dos irmãos cohen. mas é no mínimo inusitado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir