Juiz de Fora

sábado, 13 de agosto de 2011

O Panótico lê aqui e agora (20)


Peanuts completo (Vol.1)/ 2011 (4.a ed.)


Charlie Brown e sua turma foram bem populares no Brasil no início dos anos setenta. Lembro-me de um sucessso de carnaval de Benito de Paula, ai, lá pelos idos de 1976 (Ei, meu amigo Charlie Brown). A personagem de Charlie Brown representava um garotinho frustrado com a própria impotência. Havia também o beagle Snoopy (mais popular que Charlie Brown) que dormia em cima de sua casa, o seu companheiro, o passarinho Woodstock, que voava de cabeça para baixo, o pianista Schröder, a moleca Paty Pimentinha, e uma garotinha, creio que o nome era Marcie, apaixonda por Schröder, além da garota ruiva, objeto da paixão de Charlie Brown. Era um desenho mais para jovens e adultos.

Esta série completa tem previsão de vinte e cinco volumes a serem publicados nos EUA até 2016 -atualmente está no décimo sexto. Eu acho impressionante que haja mercado para tanto aqui no Brasil, mas este primeiro volume (1950-52) já está na sua quarta edição, não sei se por obra do FNDE. Aqui as personagens não estão ainda muito definidas como ficaram conhecidas posteriormente, mas não há dúvida de que o desenhista Charles Schulz (1922-2000) foi um precursor em matéria de caracterização humana das crianças como pequenos adultos neuróticos, rs...


2 comentários:

  1. eu adoro. gostei da sua lista de postagens populares. não tinha ideia q procuram muito por odair josé. achei q estava mais esquecido atualmente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. A lista de postagens populares é selecionada pelo próprio programa, creio eu. Como quem vem acredita que são posts muito lidos, vira uma bola de neve. Tipo um boato que se espalha.

    Na verdade o interesse é pelo "Brega"

    ResponderExcluir