Juiz de Fora

domingo, 21 de agosto de 2011

O Panótico vê aqui e agora (143)




Vicky Cristina Barcelona/2008 





Não assisti Vicky Cristina Barcelona anteriormente, de propósito. As resenhas tipo Woody-Allen-faz-um-ménage-à-trois-que-gostaria-de-ter-feito-na-vida-real me deixaram aborrecido. Além do que, eu gostei tanto de Scarlett Johanson em Encontros e Desencontros e desgostei tanto desta veia Natalie "eu-fico-nua-toda-vez-que-vocês-quiserem-mesmo-sendo-muito-talentosa" Portman, esta coisa meio Heather Graham e Penélope Cruz de ser dos seus filmes posteriores que preferi passar direto. Mas Meia-noite em Paris me deixou com muita boa vontade para com Woody Allen.

Gostei demais do filme, foi mais uma vez que o diretor deixou claro o seu encantamento pela Europa, ou pela Europa que ele gosta, e o velho tema classe média de sempre: uma vida estável, segura, careta e infeliz ou, como "alternativa", uma vida instável, insegura, romântica, plena e também infeliz tem um bom tratamento na situação vivida por duas jovens estadunidenses (Vicky, a que quer levar uma vida "normal" e Cristina, a que é menos rebelde do que gostaria).

Agora, este filme é de Javier Bardem e de Penélope Cruz, a superioridade profissional deles com relação ao elenco estadunidense dá até pena. Isto, meu caro diretor novaiorquino, fique no Novo Novo Mundo (a expressão é Mario Vargas Llosa) mais uns anos.


2 comentários:

  1. ao contrário de vc eu tinha uma expectativa muito alta com esse filme. adoro os 3 atores, adoro as fotos, mas não curti tanto. acho q foi pq amo demais aquele q anterior, match point. esse não teve o mesmo impacto pra mim. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito de Match Point. Eu gosto bem dos filmes de W.Allen que tem a culpa como tema, e dão um tratamento baseado na literatura russa do século XIX.

    ResponderExcluir