Juiz de Fora

domingo, 28 de agosto de 2011

O Panótico vê aqui e agora (151)




Happy Times/2000




Zhang Yimou nunca me decepcionou. Além de Herói, ele tem no mínimo mais uma dúzia de grandes filmes. Este Happy Times tem como tema aparente o estelionato de um homem aposentado que se passa por rico hoteleiro e promete uma festa de casamento de 50 mil yuans  para conseguir casar pela primeira vez, após dezessete tentativas. A noiva é uma obesa divorciada com um filho mimado e uma enteada com deficiência visual que é o saco de pancadas da madrasta e de seu rebento.




A madrasta empurra para o seu pretendente a custódia da menina indesejada, e o protagonista vai ter que rebolar, juntamente com os amigos também aposentados e pobres, para criar um circo de proteção à garota que tudo o que mais espera na vida é a volta do pai que foi trabalhar em outra cidade.




Yimou, além do belo tratamento à fotografia, o que não é o caso deste filme, consegue tratar das emoções distorcidas e represadas de um mundo - qualquer que seja ele, em qualquer época ou lugar -, que se move com base em interesses. 






Dos últimos filmes a que vi é disparado o que mais me emocionou.


2 comentários:

  1. eu amo zhang yimou, não vi esse filme, então não li em detalhes o seu post pra não perder a surpresa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Pode ficar tranquila que eu passo o mínimo de informações para não tirar a graça,rs...:)

    ResponderExcluir