Juiz de Fora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Panótico vê aqui e agora (136)


O livro de Eli/2010



Em um futuro pós-apocalíptico Eli é um solitário andarilho e exímio guerreiro, sem explicações prévias. Em uma sociedade à la Mad Max 2 ou Ensaio sobre a Cegueira, há escassez de água, comida e livros (armas e munição sobram em abundância). Um warlord quer contratar Eli para que ele encontre um certo livro que lhe aumentaria o poder sobre as suas pobres vítimas.



Com um bom elenco (Denzel Washington, Gary Oldman, Tom Waits, Jennifer Beals, Malcolm McDowell, Ray Stevenson e Mila Kunis), uma boa fotografia, mas com excesso de efeitos especiais, este é mais um filme fundamentalista bem ao gosto dos estadunidenses, tentando, aparentemente, conciliar fé com razão, algo bem complicado de ser feito, e com frequente prejuízo para o pensamento laico e científico. Independentemente disto, é um filme que prende a atenção e distrai. Para quem é religioso (não é o meu caso) é um filme que faz uma apologia aceitável de princípios, pelo menos em termos humanistas.




2 comentários:

  1. esse filme passa na hbo. ainda não me animei em ver, quem sabe um dia. em geral eu vejo primeiro o q de filme brasileiro vai passar, depois estrangeiros sem ser americanos e por último se não tiver nada brasileiro ou dos outros países, aí penso em encarar algum americano, ou desisto e vou fazer outra coisa, navegar, jogar no computador, ler livro, revistas... beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Tv por assinatura aqui em casa não dá para programar porque são várias pessoas querendo assiti-la, rs... De modo geral, eu não confio no cinema nacional. Eu ainda gosto bem do cinema estadunidense, tomando o cuidado de não ficar pegando blockbusters.

    Um abraço,

    Enaldo.

    ResponderExcluir