Juiz de Fora

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Panótico vê aqui e agora (147)



Abraços partidos/2009



Não há muito o que falar sobre o cinema de Almodóvar que é bem caracterizado: mulheres prá lá de neuróticas, machos que pensam com duas cabeças, pessoas destrambelhadas devido às paixões, a emoção prevalecendo sobre a razão, ou a razão pragmática a serviço dos impulsos, citações de filmes clássicos, é um cinema a meu ver, honesto, e é um cinema gay que não se esquece que a maioria não o é.



O protagonista Mateo é um cineasta espanhol de filmes medianos que se encanta pela beleza da personagem Lena, vivida por Penélope Cruz. Lena foi atriz, mas meio que perdeu o bonde, e passou a sobreviver como eventual acompanhante de luxo e secretária de um empregador milionário, mas idoso. Lena, como a Lucíola de José de Alencar, cai nos braços, ou no bolso, do patrão, quando ele paga pelo tratamento do pai moribundo em uma clínica privada.




Talentosa ou não, Lena quer voltar a trabalhar como atriz, e cai no coração, ou na câmera, de Mateo.




O patrão Ernesto, além de obcecado pela jovem secretária, rejeita um filho gay que é fascinado por cinema e de certa forma por Lena e Mateo. Aí eu não sei se ele representa o gay que gostaria de ser hétero para poder viver o amor de um diretor por sua div..., ôpa, atriz preferida. Bom, talvez seja o alter-ego de Almodóvar, mas não tenho certeza. Ernesto filho é maltratado indistintamente por todos no filme, casou-se duas vezes e também é rejeitado, por sua vez, pelo filho de um destes casamentos..




De todos os filmes que assisti de Almodóvar é o menos tresloucado, e o que melhor reverencia o amor heterossexual. Não tenho ideia se os seus fãs curtiram este filme, eu o achei um filme inteligente, interessante e abrangente.


2 comentários:

  1. não é o meu preferido, mas gostei bastante de abraços partidos. eu amo almodóvar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Também não é o meu preferido: gostei mais de Mulheres à beira de um ataque de nervos, Kika, Matador, De Saltos Altos, Volver e Tudo sobre minha mãe.

    ResponderExcluir