Juiz de Fora

domingo, 28 de agosto de 2011

O Panótico vê aqui e agora (152)


O planeta dos macacos: a origem/2011




A série original  O planeta dos macacos (1968-73) foi um dos grandes eventos da minha infância. O primeiro e o segundo filmes eu assisti em 1973, aos sábados na Globo, no único dia que eu e meu irmão do meio tínhamos permissão para dormir após as 22 horas. Com oito anos de idade fiquei bastante impressionado com a cena final do segundo filme, com Charlton Heston diante dos escombros da Estátua da Liberdade. Uma derrota da espécie humana frente à outra espécie animal era demais para os anos setenta, em pleno governo Médici no Brasil, muito antes de qualquer coisa politicamente correta. Mesmo porque, pensamento crítico era restrito a alguns cursos universitários, não era para crianças.


Detestei o filme anterior da série nova, dirigido por Tim Burton e com Tim Roth no elenco, um filme que eu esperava ser de grande qualidade. Dez anos depois, o trailer com Andy Serkis fazendo o Cesar, em particular aquela expressão da primeira foto, me induziram a acreditar que este filme não me decepcionaria como o anterior.



Há um excesso de efeitos especiais neste filme, há programação em demasia. A nova versão de A conquista do planeta dos macacos, o quarto filme da série original, traz obviamente uma explicação mais "científica", baseada minimamente nas pesquisas em curso, algo que torna plausível a quem não é profissional ligado à Genética, ou seja, você engole o quanto tolerar. Independentemente disto, os temas políticos são os mesmos, relacionados ao especismos, e ao domínio social. Um outro tema razoavelmente importante: qual é o papel da violência dos oprimidos durante uma revolução, tem um tratamento não de todo superficial, mas não de todo profundo, claro, pois se trata de um blockbuster.




Bom, se você pretende vê-lo no cinema pode ser um bom programa: nós demos sorte porque não havia filas, eu moro próximo ao cinema, pago meio ingresso, a sala não estava lotada e ninguém ficou de papo. Mas se você precisar ir de carro, procurar vagas ou pagar estacionamento e mais um ingresso de uns vinte reais, etc., é um filme que pode aguardar o lançamento em dvd. Ah, claro, vai dar umas duas continuações, como não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário