Juiz de Fora

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Panótico vê aqui e agora (49)




Exit through the gift shop
(2010)

Antes de qualquer comentário, duas observações: grafitar o patrimônio público é crime (no Brasil e no mundo) e grafitar o patrimônio privado gera o dever de reparar e indenizar (danos materiais e morais, conforme o caso, também aqui e acolá). Como se diz sempre, "deveria haver um espaço aberto para a arte do grafite", embora é bem visível que a ilegalidade da atividade e o seu risco é o que motiva parcialmente o trabalho dos grafiteiros. Segunda observação: este não é bem um filme sobre Banksy. O buraco aqui é mais em cima.









Thierry Guetta é um francês, um tanto lesado, que tinha o hábito de filmar tudo o que via, sob a pretensa justificativa de que era uma forma de eternizar a vida, uma preocupação decorrente da forma trágica como soube da morte da mãe, aos onze anos. Morador da feia Los Angeles passou a se interessar pela atividade noturna dos grafiteiros, em particular. Paralelamente, há cerca de dez anos, um artista de rua britânico que utiliza a alcunha Banksy, ganhou extrema reputação e notoriedade com seu trabalho. Thierry consegue uma parceria com ele, algo considerado extraordinário, mas não vai muito adiante.







O desolado Thierry decide então que agora (2008) é um artista, Mr.Brainwash, organiza uma exposição com seus trabalhos largamente inspirados em Andy Warhol, ganha capa em um semanário cult de Los Angeles, atrai milhares de universitários e outsiders, e meio que quase do nada fatura em único dia um milhão de dólares. O songa-monga se deu bem. Este filme dá pano para manga: dá para se discutir academicamente sobre o que é arte, por que pessoas dão trinta mil dólares por colagens, se esta produção foi uma armação total e completa (do próprio Banksy, principalmente), onde está o falso e o verdadeiro na produção artística, etc., etc..., já até imagino algum jovem doutor em filosofia da arte, com um ar profundo de muitas reflexões noturnas (com ajuda de um escocês doze anos) discorrendo sobre a influência de Walter Benjamin no trabalho pseudo-paradigmático da Madonna de Guetta, rs...

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