Juiz de Fora

segunda-feira, 19 de março de 2012

O Panótico vê aqui e agora (228)



O espião que sabia demais
(2011)




Quando eu tinha uns catorze anos tomei emprestado O espião que saiu do frio para ler. Eu tinha o natural interesse por livros sobre espiões, mas o texto me pareceu muito complexo, lento, aborrecido, tinha mais a ver com política pesada do que com lances emocionantes de espiões. Foi uma desilusão importante. O seu autor, John Le Carré, trabalhou para o serviço secreto britânico (MI5 e MI6), antes de se tornar escritor, e dá o que parece ser um retrato realista de um mundo fundado na paranoia. Como pessoa intessada e que ensina História, eu tenho curiosidade em saber qual é a dimensão real dos serviços de espionagem na política, às vezes eu tenho a sensação de que CIA e KGB não tiveram este peso todo a que normalmente se atribui. O espião que sabia demais é o seu livro de 1974.



Este filme tem por tema a procura de um agente duplo soviético (toupeira) na cúpula do serviço secreto britânico. Com diversos atores de ótimo nível - Gary Oldman, Colin Firth, Ciarán Hinds e John Hurt - o enredo é um pouco confuso - como os livros de Carré - e é preciso estar bem atento para acompanhar o que se passa. Há muito de política e tramoia, e pouquíssima ação. A menos que o(a) leitor(a) tenha grande interesse pela Guerra Fria provavelmente não se empolgará com este filme.


2 comentários:

  1. eu quero muito ver esse filme, pena q perdi no cinema. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. ah, eu tb peguei emprestado o espião que saiu do frio. resta saber de q biblioteca pq era sócia gratuitamente de várias. eu adorei o filme e que elenco. beijos, pedrita

    ResponderExcluir