Juiz de Fora

quarta-feira, 7 de março de 2012

O Panótico ouve aqui e agora (99)



Tangerine Tree Vol.1 e 2
(2002)


 
Tangerine Tree é uma coleção (2002-6) com quase trezentas horas de shows inéditos do Tangerine Dream, uma das minhas bandas preferidas de música eletrônica, especialmente o que fizeram entre 1974-82 (depois é bem irregular). Contando com a autorização da banda, as gravações são de boa a ótima qualidade. São cerca de cem shows, e não se trata de meras apresentações ao vivo dos discos oficiais anteriormente lançados. Vou ter muito o que ouvir.

O Volume 1 (Londres, 08/11/1976) é impecável, com excelente qualidade de gravação e a segunda melhor formação do Tangerine Dream, na minha opinião (Edgar Froese, Peter Baumann e Chris Franke; a melhor incluiria Klaus Schulze). São três faixas sensacionais na linha de Ricochet. É um disco bem para cima, bem melódico, eu me sinto nas distantes noites do final da década de setenta quando descobria maravilhado o universo da música.




O Volume 2 tem a ver com a estrutura de composição da banda anterior a Phaedra (1974). Parece mais com trabalhos como Alpha Centauri, Zeit, e Atem. Para quem prefere esta fase menos padronizada da música eletrônica é um prato cheio. Não é um cd que eu vá ouvir muitas vezes, mas gosto da ambientação soturna, compenetrada. A gravação em Sheffield (29/10/74) não está lá estas coisas, e uma única suíte de mais de quarenta minutos pode não ser uma experência muito prazeirosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário