Juiz de Fora

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Panótico vê aqui e agora (190)


Budapeste
(2009)




Havia alguns razões para assistir a este filme: a bela cidade de Budapeste, o ator protagonista (Leonardo Medeiros, que eu gostei bastante em Cabra Cega), e o fato de que é a filmagem de um romance elogiado do sr. Francisco Buarque de Hollanda (que se não me falha a memória foi um grande letrista até 1979). Acrescento o tão difundido crescimento cinematográfico brasileiro que me faz dar crédito a pelo menos uma produção nacional por ano.



José Costa é um ghost writer bem sucedido, mas casado com uma âncora de tv fútil que o trata como um perdedor (Giovanna Antonelli, que nos brinda com duas cenas simuladas de sexo e um pouquinho de talento). De saco cheio da vida, vai sozinho para Budapeste. A primeira coisa que faz é se envolver com marginais. Lá uma jovem (assistente social, divorciada, um filho) o provoca em uma livraria, e o tiozinho come a isca e resolve aprender húngaro para poder dar uns amassos na moça.




Retorna ao Brasil, chuta o pau da barraca e lá está ele de volta à Budapeste, onde trabalha como ghost writer, e se põe a escrever versos, em um país onde todos, absolutamente todos, simulam entender de literatura e poesia,não é fantástico? Mais eu não conto. Não li o livro que deu base ao filme, não sei a quem culpar pelos inúmeros chavões do filme. Talvez o pior de todos seja a ponta do sr. Chico Buarque, no aeroporto de Budapeste, pedindo, em húngaro, autógrafo ao protagonista. Ridículo.




No ano que vem eu assisto outro filme de meus compatriotas.

2 comentários:

  1. eu vi q ia passar ontem, mas acabei vendo outro filme. eu não tinha gostado nem um pouco do estorvo do chico buarque, parecia um mal feito estrangeiro do camus. então ainda não tive coragem de ver esse filme. ler outro livro dele dificilmente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que o Estorvo também não é grande coisa. Aqui no Brasil é difícil alguém criticar os medalhões da MPB na grande imprensa ou na crítica acadêmica. Eles são protegidos dos deuses olímpicos, rs...

    ResponderExcluir