Juiz de Fora

domingo, 18 de dezembro de 2011

O Panótico vê aqui e agora (184)


Garrafas vazias
(2007)




"-Você comprou todos estes livros ao longo da vida para lê-los quando aposentado.
- Não, eu os comprei para ler no fim da vida.
- E você está no início da vida?
- Eu estou no outono."




Josef é um professor de Literatura Tcheca na bela Praga. Com sessenta e cinco anos, já não tem mais paciência para ensinar aos adolescentes (eu te compreendo, meu velho camarada). Diante do cinismo de um aluno meio mimado, Josef perde a cabeça e espreme uma esponja com um líquido fedorento na cabeça do adolescente (o que Josef faria com os meus alunos do 6.ºE?). A diretora o pressiona a pedir desculpas por escrito à família do rapaz, mas o professor se recusa e se decide aposentar.



A esposa de Josef, também professora aposentada, quer o marido em casa, lhe fazendo companhia. Mas o protagonista quer arrumar um novo emprego. A dona fica ofendida com o fato do marido querer trabalhar e desconfia de sua fidelidade conjugal.



Josef tenta ser mensageiro-ciclista, mas não tem mais estrutura para tamanho esforço físico. Josef arruma então um emprego em um supermercado e passa a ter uma vida social, uma inserção na comunidade, algo que não experimentou no magistério.



Resolvi ver este filme pelo ator Zdenek Sverak, que já conhecia do emocionante Kolya, do mesmo diretor, Jan Sverak, seu filho, por sinal.


A esposa de Josef quis que ele se comportasse como os demais colegas aposentados. Repare o modo como Josef se enturma com eles.



Um comentário: