Juiz de Fora

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Panótico ouve aqui e agora (97)


Let England shake
(PJ Harvey/2011)


A New Music Express publicou os cinquenta melhores álbuns de 2011: (http://www.nme.com/blog/index.php?blog=147&p=11547&title=nme_s_top_50_albums_of_the_year_2011&more=1&c=1).





Da mesma forma que no ano passado eu resolvi novamente procurar algo do meu interesse neste tipo de lista (a falta de boa música para se ouvir está desesperadora, que saudades dos anos oitenta!). O primeiro colocado foi este Let England shake da cantora e guitarrista PJ Harvey. Já resenhei um álbum dela aqui (o segundo, Dry, de 1992). O auge da cantora britância foi em 1992, um ano em que as mulheres entraram de vez no rock. Os cds posteriores a Rid of me (1993) são bons, mas sem o brilho dos dois anteriores. Eu achei este Let England shake muito bom, diferente do que ela fazia, e em algumas faixas me lembra o trabalho de Annie Haslam, do Renaissance e de cantoras francesas, mas aí não é minha área. Estranho, não? O tema do álbum é o Reino Unido, seu passado e presente. O que me lembra Selling England by the pound, do meu amado Genesis. Estranho, não? (bis). Destaco as faixas Let England shake, The glorious land, All & everyone, e The colour of the Earth.




A escolha dos jornalistas da NME é sintomática. Uma veterana quarentona levou o primeiro lugar, e não as novidades mais jovens. Mas, não há dúvida, pelo melhor dá para imaginar que a colheita do primeiro ano desta década não foi boa. Eu não tenho esperança em uma nova era dourada do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário