Juiz de Fora

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Panótico vê aqui e agora (178)



Sobre monstros e homens
(1998)



Em uma bela cidade russa no início do século XX, um frio criminoso obriga um fotógrafo que lhe deve dinheiro a fotografar empregadas domésticas serem espancadas nuas. Estas fotos dão uma boa grana no mercado negro. Uma das clientes é uma jovem órfã filha de um engenheiro rico. Uma das modelos é empregada na residência de um médico rico casado com uma esposa cega que não lhe ama, ambos pais adotivos de dois garotos siameses com origem na Ásia Central.




Este filme é erótico sem ser apelativo, a nudez tem contexto, e a bela fotografia em sépia, como nas fotos dos pioneiros daguerrótipos, somadas à bela paisagem urbana, especialmente no inverno, fazem desta obra uma boa surpresa. Filmes russos, em geral, predominam pelo conteúdo, pela qualidade, mas perdem pela excessiva lentidão, como nas obras de Tarkovski e Sokurov, entre outros.



Dirigido por Alexei Balabanov (n.1959), de quem nunca tinha ouvido falar, gostei bastante da fluidez do tema.Vou procurar por outras obras deste diretor.




Ah, li que o filme é uma alegoria sobre a crise do capitalismo na Rússia pré-revolucionária, mas isto não me diz nada, porque filme pode ser alegórico sobre qualquer crise que o valha.

Um comentário: