Juiz de Fora

domingo, 19 de agosto de 2012

O Panótico vê aqui e agora (269)



Sem destino
(1969)





Dois motociclistas traficantes de Los Angeles, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) ganham uma bolada com cocaína do México para a Califórnia e resolvem levar a grana para torrar no carnaval de New Orleans. Pelo caminho passam por uma família rural indígena, por uma comunidade hippie deprimente, por diversas pequenas cidades com rednecks abertamente hostis, são presos por uma bobagem e conhecem um advogado militante dos direitos civis alcoólatra (Jack Nicholson) a quem introduzem a maconha.




Eu já conhecia Easy Rider de nome desde os anos setenta, já passou na TV Plim Plim nas corujas multicoloridas muitas vezes, mas aquela coisa On the road,  eu e minha chopper vagueando pelo deserto cheio de drugs na cabeça nunca me seduziu. Mas, sacumé, depois de muito tempo, fora do contexto original, vale a pena ver o que não foi visto.

Eu gostei bem do filme. Primeiro, porque as cenas do deserto realmente são muito bonitas, imagino-as no telão do cinema. Segundo, porque o filme não é uma propaganda hippie, ele deixa bem claro que comunidade alternativa não plenifica o sonho de liberdade, ficar lá, no meio do nada, voltando ao comunismo agrícola primitivo e adorando as forças da natureza? Eu, hein.



Terceiro, porque o diretor e o produtor do filme (Hopper e Fonda) falam por meio do ótimo Jack Nicholson/advogado. Este país fala de liberdade, mas não vivencia isto. Vive a liberdade em abstrato, mas morre de medo de sua concretização.



Achei uma pena, no entanto, o fim precoce do filme, não sei se isto se deveu à ingerências de estúdios ou outros problemas, mas no momento em que o coletivista Wyatt parecia levar o pragmático e fisiológico Billy para tomar um rumo, ou um corte epistemológico, se me permitem a pretensão, o filme simplesmente acaba.

3 comentários:

  1. nossa, nem sabia desse filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Jack Nicholson como aporta en esta película con sus frases. Interesante filme.
    saludos
    David

    ResponderExcluir
  3. Bienvenido, David C., gracias por comentar y vuelva pronto.

    ResponderExcluir