Juiz de Fora

domingo, 19 de agosto de 2012

O Panótico ouve aqui e agora (110)



Iron Sky
(2012)



Basicamente, para quem não conhece o Laibach, trata-se de um grupo de rock de Ljubljana (Eslovênia) do início dos anos oitenta, nos últimos anos do Estado iugoslavo de Tito. Laibach foi o nome dado pelos nazistas à capital eslovena, quando de sua ocupação entre 1941-5. O grupo Laibach iniciou cantando em servo-croata e esloveno, e sua temática sempre foi o totalitarismo. A banda ganhou destaque no cenário internacional com a sua obra Opus Dei (1987). Com cerca de quinze álbuns, alguns já resenhados neste blog, o Laibach criou um conceito, a Neue Slowenische Kunst (a nova cultura eslovena) envolvendo espetáculos multimedia e até a emissão de passaportes do Estado transnacional por eles fundado, e eu sempre esqueço de providenciar o meu, bom falar nisto.



Fascismo, nazismo, sovietismo, capitalismo transnacional e seus símbolos e produtos culturais são um prato cheio para a banda. Não vou falar deste filme, não o vi e não me parece grande coisa. Esta trilha sonora, com quase quarenta faixas, tem vários altos e baixos, mais baixos do que altos. O mais interessante são os prelúdios das óperas de Wagner, Tannhäuser me deixou arrepiado. Há o hino dos EUA de Volk (2006) repetido aqui, coisa que me irrita, em uma versão extendida e até mais bonita, por sinal.. É um cd que vale a pena conhecer e tudo o que o Laibach faz me interessa porque são músicos antenados com o mundo e trabalham ideologias e símbolos que são bem evidentes, para os quais o mundo pop está meio que desligado, o que não quer dizer, óbvio, que acertam em tudo o que criam.

A bela Under the iron sky você pode ouvir no vídeo abaixo.











O bacana trabalho dos encartes é outra razão para concluir que fiz bem em adquiri-lo, a doze libras na Rough Trade de Portobello. Está aí, nos países socialmente mais justos eu sou contra a duplicação alternativa de cópias. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário