Juiz de Fora

terça-feira, 1 de maio de 2012

My best loved 1982 rock albums (5)



Nunsexmonkrock
(Nina Hagen)

Nina Hagen apareceu para mim do nada, instantaneamente, com o lançamento nacional de Nunsexmonkrock, nos idos de 1982. Foi de um grande impacto, e apesar do visual extremado, eu gostei de cara, porque havia muito o que ouvir. De baixo de algo caricatural, havia uma boa banda e uma senhora cantora, fazendo o rock da sacerdotisa sexy.



Ao contrário do que consta no Wikipedia, este é o terceiro disco de Nina Hagen. Os anteriores são o primoroso Nina Hagen Band (é titulo, de 1979) e o razoável Unbenhagen (1981). Antiworld já vem avisando que a dissidente da ex-Alemanha Oriental está pronta para dar o recado. Quem não gostou da gritaria parou por aí, e foi divertido ver a reação das pessoas ouvindo pela primeira vez o disco. Smack Jack  é a faixa pop do álbum, tocou razoavelmente nas tvs e radios fm, mesmo no Brasil. Taitschi-Tarot, uma caricatura nipônica é so divertida. Iki Maska é bem repetitiva, mas eu gostava bem. Em Future is now Nina Hagen fala sobre suas convicções hippie-intergalácticas, e começa cantando: "1968 is over". É uma percepção clara do significado político do contexto.

Muita gente duvidava da seriedade da moça, mas eu acho que o seu trabalho era uma leitura inteligente do mundo e da cultura pop do início dos anos oitenta. Quando ela veio para o Rock'n'Rio ('85) ela caiu no gosto ridículo da Globo, que a vendeu como uma palhaça, uma espécie de Elke Maravilha, Baby Consuelo ou personagem de Chico Anísio. Fiquei meio decepcionado porque ela deu bastante corda para tanto, mas mesmo assim fui nos seus shows por duas vezes, sendo que o segundo, no final do ano, em Belo Horizonte, me agradou de montão, com um repertório feito para fãs.



2 comentários:

  1. Belo post! Adoro a Nina Hagen, minha cantora preferida atualmente. Desse álbum eu gosto de quase todas as músicas, menos Taitschi-Tarot, Dr. Art e UFO. Mas da discografia dela eu prefiro mais as músicas de In Ekstasy e Fearless, como The Change e Gods of Aquarius ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Fil Felix, seja bem-vindo, obrigado por comentar e volte sempre.

    Eu adoro o primeiro The Nina Hagen band, é um disco mais voltado para o que gosto de ouvir. Eu curti bastante Fearless, ouvi o vinil até "furar" e também In Ekstasy. Depois fui perdendo contato com a obra dela.

    A minha cantora preferida desde 1984 é Elizabeth Fraser, ex-Cocteau Twins. Gosta?

    ResponderExcluir