Juiz de Fora

domingo, 29 de abril de 2012

O Panótico ouve aqui e agora (108)




Mainstream/Static Anonimity/Old world underground, where are you now?/Live it out
(Metric/1998/2001/2003/2005)

God only knows como eu procuro por bandas novas e boas, como é difícil encontrar algo do meu agrado. O meu método de procura é um dos mais pobres possível: eu entro no site da cdnow e fico procurando pelos lançamentos vindouros. Isto porque as dicas de jornalistas e sites especializados raramente estão voltados pra o meu perfil.

Dei de cara com esta capa bonita e fiquei interessado. Li que a banda canadense Metric usa theremin e sintetizadores analógicos, e resolvi correr atrás, mas sem grandes esperanças.

E agora estou aqui, ouvindo o primeiro ep deles, muito satisfeito com um som pop denso e envolvente, boas vozes, boa sonoridade, nada de bizarrices ou,no extremo oposto,batidinhas idiotas. Um som adulto, melódico, compenetrado, intimista.



Static Anonimity é mais animado do que o anterior Mainstream. A primeira faixa Grow Up and Blow away me agradou logo de cara e me soa como uma promessa de bons ventos sonoros. Duas faixas meio decepcionantes e depois vem Soft Rock, que apesar do título, agarrou mais à minha mente com refrão em falsete e vocais dobrados.



O primeiro álbum da banda é este Old world underground, whre are you now? O cd tem uma capa que não me agrada (foto da cantora? por que não da banda?) e a sonoridade pop alegrinha vai além do que espero. Mais voltado para o mercado, ao que parece, espero que não tenha me empolgado cedo. De qualquer maneira, gosto do som seco dos instrumentos e as constantes referências eletrônicas aos bons tempos. A segunda faixa Hustle Rose tem bem a ver com um pop mais ansioso, mais pensativo. Mas este cd é bem new wave'81 e também me lembra Primitives, por volta de 1988. The List também me parece uma faixa interessante. On a Slow Night é um vago flerte com um revival dos setenta.


Live it out mantém o revival dos anos oitenta, mas ao invés da new wave está mais para o pós-punk, mais para o som do norte da Inglaterra. Isto fica bem visível em Glass Ceil, a segunda faixa. De modo geral, é apenas mais um disco pop.Eu preferiria que a banda tivesse mantido a linha do primeiro trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário