Juiz de Fora

domingo, 25 de setembro de 2011

O Panótico vê aqui e agora (165)



Moça com brinco de pérola
(2003)



Em meados da década de oitenta eu vi e gostei bastante do filme Caravaggio, de Derek Jarman, no qual o diretor reproduziu no filme a técnica claro-escuro das pinturas do artista barroco. Este Moça com brinco de pérola faz o mesmo com as obras do pintor holandês Jan Vermeer, de Delft (1632-1675).


Griet (Scarlett Johanson) é uma jovem empregada doméstica calvinista que vai trabalhar na residência dos Vermeer (Colin Firth). Aparentemente excêntrico, o pintor é casado com uma insegura esposa e possui seis filhos, além da sogra manipuladora. A pobre Griet é um saco-de-pancadas, mas fica seduzida pelo pintor e atrai o ciúme de sua esposa.



O enredo é baseado em um livro de ficção, quase resvala para uma novela global, a menina pobre e virtuosa tornada joguete da perversão dos ricos patrões, mas a fotografia do filme é maravilhosa. Este é mais um filme que vale a sua aquisição (em blu ray, faz favor, rs...).


Um comentário:

  1. eu gostei de caravaggio e amei moça com brinco de pérolas. a fotografia é linda, adoro a johanson. e são lindas as reproduções de telas nos ambientes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir