Juiz de Fora

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Panótico lê aqui e agora (13)

                                         

Obra Completa
(Murilo Rubião)

Murilo Rubião foi um escritor mineiro cuja obra alcançou nas duas últimas décadas um grande reconhecimento da crítica literária. Esta Obra Completa reúne a totalidade dos trinta e três contos escolhidos pelo autor para a publicação. Murilo Rubião nasceu em Carmo de Minas (1916) filho de pai filólogo e poeta, dono de uma vasta biblioteca. Cursou Direito, iniciou carreira como jornalista e funcionário público. Foi assessor do então governador de Minas Juscelino Kubitschek, na década de cinquenta. Faleceu em 1991, de câncer.

Murilo Rubião tentou por oito anos seguidos publicar o seu primeiro livro de contos, somente obtendo sucesso em 1947, com O ex-mágico. O seu reconhecimento veio apenas com O pirotécnico Zacarias (1974). Seus livros foram traduzidos para o inglês, alemão, tcheco e espanhol. Há cerca de dez anos atrás já havia sido defendidas mais de quarenta teses de doutoramento sobre a sua obra literária. Atualmente a sua obra faz parte das leituras obrigatórias para o vestibular da UFMG, salvo melhor informação.
Qual é o gênero de Murilo Rubião e qual foi a sua temática? A primeira sensação que o leitor tem com a obra de Murilo Rubião é a de estranhamento. Em um primeiro momento não sabemos se o autor está falando sério, ou, pelo menos, até que ponto está falando sério. Leia este trecho do O ex-mágico da Taberna Minhota:

Fui atirado à vida sem pais, infância ou juventude.
Um dia dei com os meus cabelos ligeiramente grisalhos, no espelho da Taberna Minhota. A descoberta não me espantou e tampouco me surprendi ao retirar do bolso o dono do restaurante. Ele sim, perplexo, me perguntou como podia ter feito aquilo.

Como é possível alguém vir ao mundo sem pais, e já nascer velho? E enquanto o leitor fica meditando sobre o significado metafórico destas afirmações Rubião sai com esta para não ter dúvida quanto ao caráter fantasioso da narrativa: a personagem principal "tira" o dono do restaurante de seu bolso, rs...
Curta mais um pouco o humor de Rubião:

O homem [o dono do restaurante contratou o "mágico"], entretanto, não gostou da minha prática de oferecer aos espectadores almoços gratuitos, que eu extraía misteriosamente de dentro do paletó.

O protagonista é demitido pelo dono do restaurante mas é contratado por um circo. Lá ele é bem sucedido. Bem, nem tanto:

(...) eu fazia surgir, por entre os dedos, um jacaré. Em seguida, comprimindo o animal pelas extremidades, transformava-o numa sanfona. E encerrava o espetáculo tocando o Hino Nacional da Conchinchina. E os aplausos estrugiam de todos os lados, sob o meu olhar distante. Com o crescimento da popularidade a minha vida tornou-se insuportável.

Murilo Rubião é comparado ao escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), autor de O Processo, e o seu gênero é por alguns considerado como "realismo fantástico". Rubião afirmou que não conhecia a obra de Kafka quando passou a escrever os seus contos. O absurdo do quotidiano com inteligência e fina ironia.
                  
RUBIÃO, Murilo. Obra Completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 227p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário