Juiz de Fora

domingo, 27 de março de 2011

Dívidas literárias (1)

O meu recente ingresso em um mestrado em Literatura tem feito com que eu reflita sobre a enormidade da criação literária humana a qual ainda não li (e certamente lerei apenas uma ínfima parte dela). Não é uma preocupação que perturba o meu sono tranquilo dos justos, mas é mais um pequeno lamento sobre prazeres ainda não desfrutados. E, ao contrário de muita gente, não gosto de dizer que não o fiz por falta de tempo (o tenho livre o suficiente, embora não em abundância) e/ou dinheiro (comprar mais livros não me vai fazer passar por graves dificuldades). Então resolvi criar mais esta nova seção. Assim, além de falar do que já li, como já o faço em outras seções, vou também indicar livros que contam com a minha simpatia. Mas não prometo lê-los agora, já tenho bastante "dever de casa".



Teogonia/Os trabalhos e os dias
(Hesíodo)

O conteúdo destas obras é de meu conhecimento desde que na adolescência li emprestado toda uma enciclopédia da mitologia grega, creio que publicada em fascículos pela Abril, ricamente ilustrada. Ao contrário do que seria normal de se supor, nem a graduação de História e nem o mestrado em História Antiga ampliaram os meus conhecimentos sobre a teogonia grega, porque estes temas não eram de predileção de meus professores, muitíssimo mais dedicados em saber por que e como mudam as sociedades humanas no tempo, e menos propensos a elaborar aulas e cursos sobre cultura clássica, o que é uma pena.

Ou não. Se você tem curiosidade pela mitologia, ou é uma pessoa interessada em religiões, penso que posso lhe assegurar que em matéria de mitos os gregos são insuperáveis. Cristianismo, judaísmo, budismo, celtas, nórdicos, indígenas das quantas, nada me seduziu mais do que a saga que começa com o Caos, Eros, Urano e Gaia. Teogonia trata da origem dos deuses. Os trabalhos e os dias trata da origem dos homens, conforme os atributos de ouro, ferro e prata concedidos por Zeus. Como ainda não os li na íntegra não tenho mais nada a dizer. Ah, sim, é um poema, e a real existência de Hesíodo é mais verossímel do que a de Homero, bem mais próximo da ficção.


6 comentários:

  1. Enaldo, passando para agradecer a sua participação no meu blog e agora seguindo e indicando o seu!
    Um abraço!
    Ps:Ah! Adorei o que encontrei por aqui!

    ResponderExcluir
  2. ah, eu me culpo e muito. sempre me sinto em débito. eu fui sócia de umas 5 bibliotecas e todas gratuitas. aproveitem bem o q elas tinham pra me oferecer. livros mais recentes só uma tinha, mas como sempre há muito o que ler isso não foi um fator relevante. hj os sebos já conseguem me acompanhar melhor. e qd estou sem grana se dou de cara com um sebo procuro comprar ao menos um de 5 reais. comprei vários da marguerite yourcenar assim. e eu e minha irmã avisamos sempre o q compramos pra não repetirmos e trocamos os livros e devolvemos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, seja bem-vindo, obrigado pelas palavras e espero que os meus posts possam entretê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, eu posso imaginar a quantidade e a qualidade dos sebos aí de São Paulo. Quanto a emprestar livros a maioria das pessoas não têm pressa em devolvê-los, rs. Outro problema é o pequeno espaço físico dos apartamentos. Uma biblioteca de peso, com algo em torno de cinco mil livros, não caberia onde moro, a menos que eu melhore (muito) de vida. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Legal essa seção! Boas indicações de leituras são sempre bem-vindas, sobretudo, se culturalmente instigantes...


    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Soraya, vou tentar indicar algumas obras com uma certa frequência.

    ResponderExcluir