Juiz de Fora

sábado, 9 de julho de 2011

Meus Woody Allen preferidos



O novo filme de Woody Allen, Midnight in Paris, reacendeu o interesse geral pela sua obra cinematográfica. Há vários blogs publicando os seus preferidos. Aqui vai a minha lista, em ordem decrescente, estabelecida por meio de critério cem por cento subjetivo e sem resenhas porque daria um enorme trabalho analisar obra por obra. E aí, qual é a sua, caro(a) leitor(a)?

1 - Zelig
2 - Manhattan
3 - Annie Hall
4 - Radio Days
5 - A rosa púrpura do Cairo
6 - Hannah e suas irmãs
7 - Shadows and Fog
8 - Broadway Danny Rose
9 - Desconstruindo Harry
10 - Celebridades


Tenho observado que há quatro grandes grupos de opiniões sobre os filmes de Woody Allen: aqueles que gostam de tudo o que ele faz e ele representaria o máximo de complexidade que admitem ver em obras cinematográficas; os que preferem os filmes das décadas de setenta e oitenta e depois perderam o interesse no cineasta; os que preferem os filmes da década de oitenta (setenta, nem tanto), deixaram-lhe de lado por um tempo, mas gostam de sua fase europeia; os que consideram Woody Allen um artista "menor" e que só é bom quando se inspira (muito) em grandes nomes do cinema e da literatura, particularmente em Ingmar Bergman e nos clássicos russos do século XIX. Eu me incluo no terceiro (penúltimo) grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário