Juiz de Fora

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Panótico vê aqui e agora (130)


Inverno da Alma
(2010)



Ree Dolly é uma adolescente de dezessete anos que vive com a mãe portadora de transtornos psiquiátricos e dois irmãos menores, um de doze anos e uma de seis, em um subúrbio semi-rural de uma cidadezinha do Missouri, meio-oeste estadunidense. Pobre no sentido norteamericano (a casa possui certos recursos) e os vizinhos também pobres possuem pick-ups, Ree dá um duro danado porque o pai - Jessup - é um criminoso reincidente e encontra-se revel em outra ação penal em curso. Por uma sistemática diferente da nossa, Jessup, para ser solto sob fiança, contraiu um empréstimo e deu em garantia a própria casa. Não comparecendo á audiência judicial próxima, a residência da família será penhorada.




Este filme faz parte do cinema "realista": basicamente é um cinema que pretende retratar e fazer refletir sobre "as contradições do capitalismo", os atores são desconhecidos, não há qualquer "glamour" e os finais ou são inconclusos como a vida ou são infelizes (também como a vida). Claro está que não é muito comum em matéria de cinema estadunidense das últimas décadas.




A atriz que faz a protagonista é uma grande surpresa, e muito bom também o que faz o seu tio, irmão do criminoso, um sujeito alcoólatra e viciado em cocaína. Aqui a heroína não age por princípios, como no blockbuster padrão, mas a sua coragem e determinação de encontrar o pai fugitivo deve-se mais à necessidade de preservar a casa e impedir que a sua vida tornesse ainda mais miserável. Pensando bem, sim, ela age por princípios.




Impressionante é a plêiade de pessoas comuns: broncos, violentos, ignorantes, inconsequentes, é um festival de "feios, sujos e malvados" sem o tom cômico do realismo italiano. Paradoxalmente, a única personagem sensata deste universo de almas desencontradas é um sargento do exército estadunidense, responsável por recrutar fuzileiros navais entre estudantes do ensino médio, que desaconselha a pobre Ree a entrar para as armas apenas por dinheiro, e lhe sugere ficar em casa cuidando dos irmãos e da mãe inválida.



Um dos melhores filmes do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário