Juiz de Fora

domingo, 3 de julho de 2011

O Panótico vê aqui e agora (122)


Homens e deuses
(Des hommes et des dieux/2010)



"Eu vos digo: vocês são deuses, filhos do Altíssimo, todos vocês! Entretanto, vão morrer como os homens, como os príncipes, todos vocês tombarão!"

(Bíblia, Salmo 81)


-------------------------------------



Eu já cansei de ver citações bíblicas artificiosas, fora do contexto, meramente exortativas, mas ao começar a ver este filme gelei com esta que você acabou de ler.



É muito bom quando começo a assistir um filme, ler um livro, ouvir um cd e a minha intuição me diz que vem coisa boa por aí.



Argélia, 1996, um pequeno mosteiro de monges trapistas. O cultivo da terra, o relacionamento amistoso, cordial, com os vizinhos muçulmanos, padres dedicados com serenidade, humildade e dignidade a princípios, nada de teatros de fé e pedofilias. Uma harmonia ritual entre o homem, a paisagem, o próximo. Poucos filmes que sensibilizam pela fé me fizeram lembrar de um tempo em que o catolicismo me parecia uma estação segura, uma vivência, mais do que uma utopia.




Próximo da localidade, trabalhadores croatas foram assassinados pelos fundamentalistas islâmicos - a guerra civil da Argélia, entre 1991 e 2002, iniciada após um golpe militar "preventivo" contra a vitória eleitoral dos grupos fundamentalistas. O exército oferece proteção aos monges, que é recusada. O filme pode ser visto como uma propaganda tendenciosa contra o fundamentalismo islâmico, mas não é esta a questão principal: qual é a glória de matar em nome da fé?


4 comentários:

  1. todo mundo me fala desse filme, minha irmã, minha amiga e agora vc. está na minha lista, mas não tive como ir aos cinemas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Rapidinho sai em dvd, se já não saiu. É um filme que ganha a gente pela sutileza das tomadas.

    ResponderExcluir
  3. vim ler em detalhes agora já q vi no max da hbo. q bom q explicou historicamente. sabia um pouco, mas não com esses detalhes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir