Liv & Ingmar - uma história de amor
(2012)
"Este é o filme?", pergunta um garoto de uns dez anos para sua irmã adolescente que por sua vez repete a pergunta para sua mãe e sua tia cheias de sacolas de compras. É o filme "Liv & Ingmar" no shopping de sempre, perto de casa, com entrada à meros dois reais. Por que não foram ver "O hobbit"?
Fui assistir este filme por duas razões. Primeiro, na leve esperança de saber um pouco mais sobre os filmes de Bergman. Segundo, porque estou estudando sueco e queria verificar como os suecos se expressam cotidianamente, fora dos padrões dos cursos de línguas.
Na verdade, é um filme meio autobiográfico da atriz Liv Ulmann, que foi atriz, amante e depois esposa do maior cineasta sueco por alguns anos. Achei muito interessante que ela fala de seu amor com a admiração de uma fã, há várias falas que revelam a menina insegura diante de uma autoridade mais velha. Mas o filme é sobre a atriz, não sobre Bergman. É um filme romântico, claramente voltado para o público feminino, com os clichês e emoções previsíveis de sempre.
E mais uma vez eu esqueço que este filme deve ser visto longe da presença de menores de trinta anos, pois dois casais de jovens falaram, comeram e beberam durante quase toda a projeção.
quero muito ver. eu não suporto gente conversando. em geral eu reclamo e falo q o filme é muito caro pra desperdiçar. nesse caso eu teria q ter outro argumento. beijos, pedrita
ResponderExcluir