Juiz de Fora

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Maratona Woody Allen (342)



Testa de ferro por acaso
(1976)


Nova York, anos cinquenta. Howard (Woody Allen) é caixa de um restaurante e agente de apostas (ilegal). Um amigo seu de infância - Alfred - é roteirista de tv, mas por ser simpatizante do Partido Comunista encontra-se na lista negra do Comitê de Atividades Antiamericanas e perde o seu emprego. Alfred propõe a Howard que assine os seus roteiros em seu lugar e lhe dará dez por cento do que o canal de tv lhe pagaria. Endividado e querendo fazer um favor ao amigo, Howard entra nesta. Os roteiros para os programas de tv são bem sucedidos, e a empresa, assim como os macartistas, querem saber quem é este desconhecido Howard, que, na realidade, não sabe escrever coisa alguma e sequer possui uma cultura razoável.


Um membro do comitê chantageia um ator que está na lista negra: se o mesmo conseguir denunciar outros comunistas e simpatizantes poderá ter o seu emprego na tv de volta, e o induz a ficar na cola da nova estrela, Howard. Paralelamente, Howard expande as suas atividades e passa a assinar os roteiros de outros roteiristas discriminados.Howard ganha dinheiro, fama e influência.


Resolvi assistir a cerca de quinze filmes de Woody Allen que ainda não havia visto. Nunca tinha ouvido falar deste aqui, e foi a minha melhor surpresa, sem dúvida nenhuma um dos melhores filmes do cineasta e o mais politizado. Vários atores da película foram realmente vítimas da Guerra Fria, dentre eles Zero Mostel, um espetáculo de ator que se destaca como um pobre comediante desesperado por recuperar o emprego na televisão e poder manter a família.

Fiquei surpreso com o grau de comprometimento de Allen neste filme. Comecei a assistir os seus filmes no final dos anos setenta, mas achava-o bem sem graça. Na década de oitenta passei a admirá-lo, mas considerava-o meio conveniente ao sistema, com suas críticas voltadas para a vida sentimental e passando ao largo de temas mais políticos, mais estruturais. Pensava: ou se trata de uma pessoa avessa à política (como frisava em suas entrevistas) ou que busca criticar sem romper a corda, sem cair no ostracismo da indústria cinematográfica.

O arredio e esperto Howard, um cara povão, nos brinda com um final surpreendente. Testa de ferro por acaso entra na minha lista top ten de Woody Allen.

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