Juiz de Fora

domingo, 31 de agosto de 2014

O Panoticum assiste três ótimos filmes seguidos (III) (390)


Entre nos
(2009)



Nova York, anos noventa. Um casal colombiano com um casal de filhos muda para Queens, e, após duas semanas, o pai se manda para Miami prometendo voltar dali a alguns meses para buscar a família. A mãe é informada dias depois que o marido os abandonou e daí em diante os três passam por grande sofrimento e penúria. Não falando inglês, querendo ganhar dinheiro vendendo empanadas, despejada, chega a dormir com as crianças na rua. Soma-se a isto o fato de que está grávida.

Co-dirigido pela atriz Paola Mendoza, o filme trata da vida de sua própria família nos primeiros meses em que chegaram aos EUA. O realismo do filme é impressionante, Nova York aqui é apenas uma grande cidade onde os fracos não tem vez. Ficamos tomados de grande indignação com a atitude do pai, e aflitos com a situação dos meninos, ao mesmo tempo em que me pergunto: por que há tantas mulheres que casam sem pensar e ainda fazem três filhos? Como podem ser tão tolas e irresponsáveis? Não conhecem métodos anticoncepcionais? 

O filho mais velho é mais esperto e centrado do que a mãe. Dá vontade de gritar: aprenda inglês, busque ajuda institucional, ponha a cabeça no lugar, senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário