Juiz de Fora

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Panótico vê o seu primeiro filme saudita.(381)


O sonho de Wadjda
(2012)


Wadjda é uma pré-adolescente que vive em um subúrbio da capital saudita, Riad. Meio moleca, possui gostos ocidentais, não dá muita pelota para regras e quer juntar dinheiro para comprar uma bicicleta, algo contraindicado para mulheres porque há o contato do selim com suas partes íntimas. Abdullah é o "homenzinho" que a corteja, um menino hábil e prestativo. O pai de Wadjda volta e meia vai para o colo da mamãe que lhe quer arranjar outra esposa, já que a mãe de Wadjda não engravida novamente.


A Arábia Saudita é uma beleza. Monarquia absolutista teocrática, sem parlamento livre, sem constituição, fundamentalista, persegue as minoria xiítas e cristãs, endossa casamentos endogâmicos o que contribui para o nascimento de pessoas portadoras de deficiências, pune com chicotadas mulheres adúlteras, poligamia masculina, não há cinemas, as escolas mandam os alunos decorarem o Alcorão, um país que só parece produzir petróleo e repressão.


Dirigido por uma mulher, eu nem sei como este filme pôde ter sido feito por lá, seria um pálido sinal de esperança? Gostei do enfoque, a religião se impõe mais pelo poder do que pela devoção sincera. A repressora diretora da escola, uma réplica islâmica de muitas pedagogas brasileiras, se utiliza dos princípios mais para conservar o próprio cargo do que por sua pureza (em determinada cena a rebelde Wadjda lhe joga na cara que sabe de seu amante). Também achei interessante que a diretora e a mãe da garota são muito bonitas, parece que a sua sensualidade fica bem evidente quando estão na companhia de outras mulheres, é como se o filme dissesse: quem ousou colocar estas fogosas debaixo de tantos panos? Por outro lado, como a Arábia Saudita jamais experimentou um governo ocidentalizante, as sauditas não têm a postura agressiva e rebelde das iranianas, não lhes foi tomada uma liberdade que nunca tiveram. O dilema da mãe da garota é entre a dor de não ser mais tão amada pelo marido com a vontade de saber se resignar diante da sociedade que impõe a poligamia masculina.

O filme tem aquela coisa do patinho feio que vira um cisne mas é envolvente, cheio de sutilezas da luta da liberdade contra a repressão e a hipocrisia. Gostei bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário