Juiz de Fora

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Panótico vê aqui e agora (210)


Procurando Elly
(2009)


Três casais de amigos com formação em Direito vão passar alguns dias de folga em uma praia do mar Cáspio, ao norte de Teerã. Levam com eles Ahmad, um recém-divorciado que vivia na Alemanha e retornou ao Irã para encontrar uma nova esposa. Uma das mulheres, Sepideh, dá uma de cupido e leva Elly, professora de sua filhinha, para flechar o coração de Ahmad durante o passeio da galera.


Inicialmente todos parecem bem modernos, liberais, e acobertam da senhoria que lhes aluga a casa de praia a situação de solteira da professora Elly. Mas um dos filhos dos casais quase se afoga no mar enquanto estava sob os cuidados da convidada. Quando procuram por Elly para tirar satisfações do descuido, a moça não é encontrada.


Do mesmo diretor do excelente A separação - Asghar Farhadi - o tema aqui é a opressão sexual, mas esta tem sua origem e sustentáculo no Estado fundamentalista. As mulheres são decididas e independentes, não baixam a cabeça para os maridos e homens em geral, a não ser que...sua conduta esbarre em algum dogma religioso amparado pelo Estado e aí a situação fica feia para o lado delas. O filme começa meio xoxo, mas após o desaparecimento de Elly desenvolve para um misto de Parente é serpente com Festim diabólico.


2 comentários: