Juiz de Fora

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

My best loved 1982 rock albums (2)


War
(U2)



O meu segundo disco preferido do ano de 1982 tem duas peculiaridades: eu apenas o conheci três anos após o seu lançamento, assim como a maioria dos roqueiros brasileiros. A banda irlandesa U2 ficou conhecida na Europa com este War, o seu terceiro álbum, e no circuito universitário estadunidense no ano seguinte, com o ao vivo Under a bloood red sky. Mas, conhecido do mundo, somente com o estouro de Pride, de The unforgettable fire. Sunday, bloody sunday e New Year's day já eram exibidas à exaustão nos poucos e pobres canais que passavam programas de videoclipes (a MTV brasileira era rara, somente nas principais capitais, pelo que me recordo). A segunda peculiaridade é que eu não consigo mais ouvi-lo, saturei, não cheguei sequer a comprar o cd, conservo ainda o vinil mas não o ouço há um quarto de século.




Além destas duas faixas, eu gostava - e ainda gosto - de Surrender e Seconds. 40 tinha grande apelo popular e sempre encerrava os shows do U2, por muito tempo. Two heart beat as one foi lançado como single no Brasil, algo raro, já que os donos de lojas de discos queriam vendê-los pelo preço de um lp. Independentemente de que eu não suporte mais Sunday, bloody sunday e New year's day, há muito tempo, War é um discaço, e uma grande síntese do rock britânico de então: política, competência musical, temas cosmopolitas e uma certa militancia difusa (Bono já era pacifista, mas não era um crítico global). Com vinte e poucos anos, eu confiava nos músicos do perfil do U2. Duvido muito que alguém prevesse a superbanda que o U2 viria a se tornar e que durasse por três décadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário