Juiz de Fora

domingo, 19 de maio de 2013

O Panótico vê aqui e agora (319)




Do outro lado
(2007)



Um professor turco, Nejat, leciona alemão em uma universidade alemã, mas decide retornar a Istambul. Lá ele adquire uma livraria especializada em obras alemãs. O livreiro alemão sente saudade de casa e o professor turco está à procura da jovem filha da amante ex-prostituta de seu pai. A protagonista Ayten, filha da ex-garota de programa, é militante de um grupo de extrema-esquerda e foge para a Alemanha com passaporte falso. Mendigando em Hamburgo ganha a simpatia de uma estudante universitária alemã que por ela se apaixona e a sustenta, contrariando a vontade da mãe (Hanna Schygulla). Diversas personagens da trama terão as suas vidas entrecruzadas.





Normalmente tenho evitado filmes turcos, pois eles são muuuuito deprimentes. Não vi este há um ano atrás, na primeira oportunidade mas agora que ele está sendo exibido no I.Sat resolvi assisti-lo. E não me arrependi. Primeiro pelo tratamento inteligente que dá às perspectivais reais de cada um, a combinação de algumas possibilidades e livres decisões que a maioria de nós pode alcançar ao longo da vida. Segundo, porque não há a mitificação de extremistas e nem a demonização do aparelho Judiciário que normalmente se verifica no cinema terceiro-mundista (no latino-americano em especial). O espectador poderá entender como funciona, sinteticamente, a questão do asilo político. Terceiro, porque evidencia os possíveis laços que unem pessoas em contextos diversos. Finalmente, porque Istambul é muito bonita e interessante. Vou ver novamente.





2 comentários:

  1. finalmente consegui entrar no seu blog na terceira tentativa. eu gosto de filmes turcos. o canal max da hbo passa vários filmes da seleção de cannes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Aqui eu entro numa boa com a minha conexão de apenas cinco megas. Eu não tenho HBO. Valeu a dica.

    ResponderExcluir