Juiz de Fora

sábado, 1 de setembro de 2012

My 1972 best loved rock albums (9)


Transformer
(Lou Reed)

Eu ouvi Lou Reed pela primeira vez com o Velvet Underground, mas somente no final da década de oitenta. Apesar de conhecer de nome desde há muito tempo nunca vi cds ou álbuns à venda e ninguém que os tivesse. Acho que aqui em Minas o Velvet não teve muitos fans originais, somente mais tarde, por influência da imprensa inglesa, estadunidense e paulista que incensava o pós-punk.

Há idiossincrasias do álbum que não me tocam. Vicious é uma música muito boa, só isto, o lado junkie do rock (um lado bem vasto, reconheço) nunca me seduziu. O nome Transformer teria a ver coma esposa transexual de Reed, Rachel, eu acho.

Produzido pelo guitarrista de Bowie, Mick Ronson, o disco poderia ter sido mais um do Velvet Undergound. Transformer é o segundo álbum solo de Lou Reed, e antecede a Berlin, outro marco. Após isto não me recordo de mais nada de Lou Reed que fosse muito significativo, mas ele é daqueles caras semelhantemente à ídolos de MPB, que podem fazer o que for que conta com a simpatia da imprensa estabelecida.

A minha preferida é Perfect Day.



Nenhum comentário:

Postar um comentário