Juiz de Fora

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Panótico vê aqui e agora (118)


A gruta do cão amarelo
(2005)




Há centenas de filmes (a maioria ruins, a meu ver) sobre a expulsão do homem do campo. Além da simpatia pelo tema capitalismo-perverso-expulsa-inocentes-caipiras-da-roça há uma razão prática para tanto: são filmes que custam pouco para cineastas "marginais". Mas independentemente disto, este filme é muito bom.






Nansal é uma garotinha em alfabetização que retorna da cidade durante as férias escolares para a sua família semi-nômade e mongol. Enquanto ajuda a mãe em seus afazeres domésticos encontra um cachorrinho em uma gruta. O cão é manso e se afeiçoa à garota, mas o pai, chefe de uma família de cinco pessoas, não quer mais uma boca para alimentar e teme que o odor do cão atraia lobos para o seu pequeno gado. A família vive do pequeno comércio de lã e se alimenta de leite e queijo de yak e cabras, e às vezes um pouco de arroz.





A paisagem são aquelas tundras mongóis que vemos em documentários da National Geographic. A modernidade chega aos poucos junto à família (não são atores, o filme é de estilo semi-documentário "realista"). Os três molequinhos são uns figurinhas. Este filme germano-mongol é bonito e divertido, mostra o sofrimento sem fazer discursos demagógicos, sem filosofia barata.

2 comentários: