Juiz de Fora

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Panótico lê aqui e agora (18)


Borges

(Edwin Williamson/2004, ed.bras.2011)


Quer ver o Panoticum empolgado? É só ele ganhar de presente (ou comprar) uma biografia que valha a pena. Nunca li nada de Jorge Luis Borges (1899-1986) o mais importante escritor argentino - ou latinoamericano? - por puro comodismo e preguiça. Não tenho contra ele nenhuma indisposição como tenho contra outros queridos do senso comum literário. Imagino que ele deva merecer os melhores elogios, e o fato de que ele apoiou os milicos de seu país não me faz piscar os olhos mais do que o necessário. A qualidade de um texto literário não é aferida pela correção das atitudes políticas de seu autor. Não sei se deveria ler primeiramente algumas de suas obras para depois encarar esta biografia de seiscentos e cinquenta páginas, prazer à exaustão. Não, a curiosidade não me vai deixar para depois.


Esta biografia levou nove anos para ser escrita e demandou muita pesquisa. Edwin Williamson é professor de Literatura Espanhola na Universidade de Oxford, especialista em Cervantes e em História latinoamericana. Esteve diversas vezes na Argentina e entrevistou todo mundo que poderia dizer algo de relevante sobre o escritor de O Aleph.  Nove anos!, e por alguém que já lecionava sobre literatura espanhola há mais de vinte. E outros querem que eu leve a sério estudos feitos à cachopa em dois anos por pessoas que não têm meia dúzia de livros em casa.

2 comentários:

  1. eu tb adoro ganhar e comprar livros. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, minha leitora fiel. É uma injustiça que não se possa comprá-los à vontade. Deveria haver uma Bolsa Literária. Mas este é o país dos celulares e celulites.

    ResponderExcluir