Juiz de Fora

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aqui jazz (I)*



Kind of Blue
Miles Davis


Atrasei o máximo que pude o contato com jazz, por força de ter que fazer escolhas. Não dando conta de adquirir tudo o que queria ouvir na música pop pensava que o jazz teria que ficar para segundo plano, mesmo porque, após ter lido O que é jazz do crítico Roberto Muggiati, (editora Brasiliense - Coleção Primeiros Passos), em 1983, já tinha uma noção rudimentar do que me interessava: bandas, de trios a sextetos, nem big bands e nem cantoras. O jazz podia esperar.



Mas não dá para esperar a vida toda.

Não vou seguir a ordem mais ou menos cronológica do que fui ouvindo, como nos posts sobre rock. Embora não seja um conhecedor, acredito que saberei respeitar o leitor deste blog, apenas indicando os discos de que gostei que possuem credibilidade na crítica especializada.



Basicamente, Kind of Blue é um dos marcos do cool jazz, majoritário entre meados da década de cinquenta à meados da seguinte. Miles Davis era trompetista, e abandonou a universidade para tocar com Charlie Parker (outro monstro do jazz, talvez o maior deles). Esta informação pode salvar a sua vida, rs...



O meu cd é importado, com encarte, remasterizado. Certas coisas não são, ah, já disse isto...

* Aqui jazz era uma casa de shows, no Sion, BH, onde supostamente se ouvia jazz, mas nunca fui lá. Eu era dimenor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário