Juiz de Fora

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quadrinhos (VIII)


V de Vingança
(1989)



Por volta de 1988 a Globo exibiu uma novela ou minissérie, ambientada no Antigo Regime, em torno do tema da alquimia de Nicholas Flamel. Há uma fala que me chamou a atenção: o personagem do ótimo Antonio Abujamra alerta a um novo governante que ele não precisaria se preocupar muito com os cortesãos, que podiam ser comprados com favores, mas deveria temer o povo.




Acostumado a pensar, na cartilha dos graduados em História, de que o povo é santo na sua inocência e que a corrupção se limita ao Estado, fiquei surpreso em que o único personagem clarividente da trama fizesse este juízo dos cidadãos de bem.



Meses mais tarde li Microfísica do Poder, de Michel Foucault, onde ele demonstra como o poder circula e é conservado pelas pessoas no seu quotidiano. Bom, isto já não fosse suficiente, participei, ao longo de ano e pouco, da direção do meu sindicato, e dali pude imaginar, vagamente, como deve ser a disputa de poder em Brasília, Washington, etc.



V de Vingança foram os melhores quadrinhos que li, uma análise pertinente sobre o totalitarismo. Há erros grosseiros: Guy Fawkes não era um anarquista, mas um ultra-reacionário adepto do Antigo Regime dos Stuart, o traço chega a ser simplório, mas o enredo é cativante.



O filme também é muito bom, embora a sapeca Natalie Portmann, fazendo a típica suburbana segura de si, não condiz com a apavorada garota dos quadrinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário