Juiz de Fora

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Livros (XV)

Os crimes ABC
(Agatha Christie, 1936)



Em 1978 mudamos para Santos Dumont e eu passei a estudar em (boa) escola pública. Mas o professor de Português, prudentemente, não obrigava os alunos a lerem obras completas, pois não havia biblioteca decente na escola. Acomodei-me, mas suspeitava de que deveria manter algum hábito de leitura. Uma tia apresentou-me as obras de Agatha Christie, um tremendo sucesso na época, e foi assim que li o meu primeiro romance policial, um gênero subestimado.



O detetive belga Hercule Poirot sempre elucidava os crimes pelo método dedutivo, o que já era clássico desde Sherlock Holmes. Nem todas as dúvidas eram esclarecidas pela autora, mas ao final ficava a curiosidade de continuar lendo as suas obras, mais de oitenta, algumas delas nas telas de cinema.


2 comentários:

  1. Nossa.. como eu adorava ler os livros da Ághata! Li vários!
    Isso que vc falou sobre os professores é realmente muito interessante, me lembro que meus professores viviam criticando os "best-selers" por dizerem que aquilo era uma cultura "inútil".
    Sinceramente, não concordo com eles, por um motivo muito simples: são os best-selers que nos fazem gostar de ler, são esses livros que abrem nossas cabeças a boas leituras, a ter vontade de chegar em casa e ler até a última página.
    Digo que Sidney Sheldon tb foi muito importante pra mim, exatamente por isso.

    ResponderExcluir
  2. É claro, ninguém começa lendo Ulysses, de James Joyce,logo de cara.

    ResponderExcluir