Juiz de Fora

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Livros (XVII)


O mundo de Sofia
(Jostein Gaarder, 1991)




Eu tive o privilégio de fazer três disciplinas de história da filosofia com um professor que era fluente em alemão, latim e grego e possuía uma erudição impressionante para a compreensão da grande maioria dos pensadores. Eu fiquei particularmente assombrado como ele conseguia facilitar o acesso a Kant e Hegel, dois pesos-pesados. Mas a grande maioria dos seus alunos lhe eram um tanto indiferentes e até hostis a sua abordagem.




Enfrentando situação semelhante, o professor de filosofia do ensino médio, o norueguês Jostein Gaarder, resolveu escrever uma obra que pudesse tornar o ensino de sua disciplina mais atraente. No que me diz respeito, ele teve pleno sucesso. O enredo é interessantíssimo, atrai o leitor, e sua explanação sobre mais de cinquenta filósofos é bem didática sem cair nos reducionismos. Até hoje, quando quero relembrar a mola-mestra de algum pensador recorro ao Mundo de Sofia. Este é o tipo de livro que me empolga, que vou lendo até o sono não mais permitir.



Foi levado para o vídeo, mas não o assisti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário