Juiz de Fora

domingo, 26 de dezembro de 2010

O Panótico ouve aqui e agora (78)

Sigur Rós

Von (1997)


O Sigur Rós (Rosa da Vitória) é uma banda islandesa que teve um grande reconhecimento de crítica e de público, graças em parte ao circuito universitário estadunidense, e esteve no Brasil, no início da década tocando no Free Jazz Festival (que não é exatamente um festival de jazz). Von (Esperança) nem era considerado o primeiro álbum da banda, e realmente destoa dos demais. Mas destoa positivamente, uma primeira audição me dá impressão de ser um trabalho mais eletrônico, e é o álbum que apresenta-se mais constante. Destaque para a faixa-título.



Ágaetis Byrjun (1999)


Ágaetis Byrjun (Um bom começo) foi o álbum que deu o mundo para o Sigur Rós. Formado por Jón Birgisson (vocais e guitarra), Georgi Holm (baixo), Kjartan Sveisson (teclados) e Orri Dýrason (percussão), a banda canta em sua língua natal (e sequer verte os títulos para o inglês, como é usual no mercado fonográfico) e em "vonlenska" (palavras inventadas para caírem bem nas melodias, uma influência clara de Liz Fraser, dos Cocteau Twins, que assim o cantou em sete álbuns). O som é etéreo, melancólico e quase único. Quando ganhei e ouvi uma única vez este cd a sua música não me atingiu, pois a sua associação com Belle and Sebastien, preferida dos emos paulistas e cariocas, e o sucesso dos islandeses com o público da terra dos bravos me deixou indignado: qualé?! os brutos também amam? agora os orcs, uruk-hais e trolls são seduzidos pelos elfos?? Destaque para Svefn-g-englar, Starálfur, e a belíssima faixa-título.







(   ) (2002)

Este bonito álbum é todo cantado em vonlenska. Inicialmente foi lançado sem títulos (por isto os parênteses) mas até mesmo os artistas estão sujeitos ao ordenamento jurídico, e as gravadoras são bem zelosas dos direitos autorais (para elas), e a banda voltou atrás.





Takk (2005)

Takk me parece superior ao anterior, e serviu de base para o documentário Heima, esta obra de um deus que não existe. É difícil não se render ao impacto de Glósóli (Sol radiante).






Med sud i eyrum vid spilum medalaust (2008)


O quinto cd do Sigur Rós já entrou quente nas charts quando de seu lançamento, e a banda se não é mainstream não está muito longe dele, embora a tendência daqui para frente é perder público (mas que capa feia esta). Consciente disto a banda fez deste álbum algo mais pop, com mais guitarras e a primeira faixa em inglês. O cantor Jónsi lançou este ano um cd solo (Go), mas fica para depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário