Juiz de Fora

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Panótico ouve aqui e agora (76)


4x4=12
(Deadmau5, 2010)

Techno é um termo amplíssimo para caracterizar o som composto por djs a partir do início da década de noventa. Para quem não dança, não sai para dançar e nem se utiliza de estimulantes químicos a quase totalidade deste gênero lançado por quase todo o planeta (congregando uns vinte mil artistas, no mínimo) faz um som monótono, pobre, excessivamente repetitivo e que não se aproxima da qualidade da música eletrônica dos anos sessenta e setenta. Mas nem todo este povo desconhece a história da música ou quer apenas faturar (altíssimo) enquanto se diverte.



Dead mouse é o produtor canadense Joel Zimmermann. O som dele é caracterizado como progressive house (um house menos bate-estaca e um pouco mais melodioso). Para quem não é jornalista e nem está por dentro de produção musical estes rótulos dizem pouco. O cara, no entanto, é bastante celebrado pela crítica especializada e campeão de vendas no site privado Beatport. O cd começa idêntico a muitos outros, é preciso um pouco de paciência, mas tem quatro faixas que valem a audição (justamente as que são mais progressive do que house): Animal Rights, Cthulu sleeps, Right this second, Raise your weapon e mais One tricky pony (esta última um caso raro de rap feminino que não é só irritante, vá aguentar estas moças de subúrbio falando de homens o tempo todo, rs...). A dica (bastante oportuna) veio de:
http://afonsopost.blogspot.com/2010/12/levanta-e-sacode-poeira.html

Quem tiver interesse por uma área próxima, a música eletrônica, mas bem mais consistente, criativa e estimulante pode dar uma leitura no seguinte blog: http://mundoestranhodepb.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário