Juiz de Fora

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Panoticum 10 best rock albums of the decade (2001-10)



1.º) Coldplay - A rush of blood to the head (2002)

Separei da minha coleção de mais de mil e seiscentos cds os cerca de cem que foram lançados nesta década (que culpa tenho eu da pobreza da música pop de quinze anos para cá?). Fiz um apanhado de uns trinta e aqui estão os dez "melhores" de rock e pop (britânicos, a maioria). O meu critério foi cento e dez por cento subjetivo, totalmente hedonístico: os melhores álbuns são aqueles que eu tive mais prazer em ouvir por um longo período, em casa ou no carro, as composições que me emocionaram, alegraram, me colocaram para cima, me deram prazer em viver... Não levei em conta sucesso de vendas, aplausos da crítica especializada, escândalos, adesão do público, cara de mau, etc.

O segundo álbum do Coldplay foi ouvido diariamente por mim  ao longo de um ano. Belas melodias, banda competente, carismática e compromissada, ótimos shows, a bela voz do cantor Chris Martin, emoção a toda prova. Minha preferida: Warning Sign.













2.º) Interpol - Turn on the bright lights (2002)

Comprei este cd pela capa, pura intuição de roqueiro balzaco. Ao ouvir, que legal, esta banda inglesa parece Joy Division, faz um som bem anos oitenta. Mas, olhe só, é estadunidense, quem diria. Não tem ninguém, no entanto, aqui falando que vai para cama com todas, que bate e apanha, que trafica, que vai suicidar, que vai se drogar e beber até cair. Bom, já dizia Paulo Francis que Nova Iorque não fica nos EUA (Manhattan menos ainda). Sei lá se isto é verdade. Predileta: NYC.













3.º) U2 - How to dismantle an atomic bomb (2004)

Acompanho a trajetória do U2 desde '85, não sou mais um grande fã, mas com exceção de Rattle and Hum ('88), Bono Vox e companhia continuam compondo muito, e sabendo o quê e quando lançar os seus cds. Este álbum é quase todo bom, e o melhor desde Achtung,baby! ('91). Escolhida: Crumbs from your table.













4.º) King Crimson - The power to believe (2003)

A mais intensa banda de rock progressivo da história possui um mérito peculiar: se não estiver criando nada de bom não lança como álbum oficial. Currículo se respeita. O King Crimson do virtuose guitarrista Robert Fripp interrompeu as atividades em 1974, retornou entre 1981-4, voltou em '95, e em 2003 lançou o décimo segundo álbum: músicos ultracompetentes, farto material instrumental, evolução e conceito, o rock progressivo ainda dá alguns resultados significativos na mão da velha guarda.










5.º) Morrissey - Ringleader of the tormentors (2006)

Morrissey é um dos melhores letristas do rock. Após a saída dos Smiths (1983-7) Morrissey fez uma série de discos bem ruinzinhos, embora com grande sucesso. Aos poucos ele foi retornando à qualidade de sua banda original, passei novamente a acompanhar os seus cds, e este é o seu melhor trabalho, um disco bom por completo. Minha preferida: Life is a pigsty.













6.º) Depeche Mode -Playing the angel (2005)

Depeche Mode é disparada uma das melhores bandas da década de oitenta e a melhor de technopop. Ganhou enorme credibilidade a partir de Violator (1990) e a via crucis do cantor Dave Gahan, grande voz, refletiu sobre o trabalho do tecladista Martin Gore, compositor da banda. Tal como o King Crimson, Depeche Mode não coloca qualquer coisa à venda no mercado.. Minha preferida: Precious.












7.ª) David Bowie - Heathen (2002)

Eu gosto muito do trabalho de Bowie menos pelo seu enorme legado para a estética pop contemporânea do que pelas canções em si. Variando desde obras primas (Low, Heroes, Station to Station, Ziggy Stardust, e mais alguns) até nulidades (Never let me down e Reality), Bowie manda bem neste Heathen, deixando um pouco de lado o impacto visual e privilegiando boas melodias. Preferida: Slip away.










8.º) Ulrich Schnauss - Goodbye (2007)

Conheci Ulrich Schnauss procurando por coisas novas,e as capas de seus cds chamaram a minha atenção. Música eletrônica, este alemão fã de Cocteau Twins (o ep que fez com Robin Guthrie, Quicksand, é imperdível) e shoegaze faz um som que muito me agrada, algo mais elaborado do que technopop, mas acessível. Minha predileta é Medusa.














9.º) Oasis - Heathen Chemistry (2002)

Se eu vinculasse o que ouço nos cds com o que eu ouço nas entrevistas eu jamais poderia ter gostado tanto do Oasis. Mas, noves fora a arrogância de Liam Gallagher, os dois irmãos (principalmente o compositor e guitarrista Noel) foram uma senhora banda dos noventa (lado a lado com Blur) e fizeram meia dúzia de excelentes cds. Favorita: Stop crying your heart out.












10.ª) Do as Infinity - Break of  Dawn (2001)

Popizinho pegajoso e sem-vergonha este, bom tudo o que deve. Cantado em japonês (pelo menos o meu cd), banda competente, boas orquestrações, a voz ótima de quem? Tomiko Van. Encontrei este cd numa lojinha do centro de Juiz de Fora. De coração: Raven. Cante o pesado refrão comigo:

Sakebigo wa ga kodama noyouni
Hibiki wa garu ah ah
Dakusshita [bajono] omoidasezu
Nakija kuruyo ah ah ah






Nenhum comentário:

Postar um comentário