Juiz de Fora

sábado, 14 de agosto de 2010

Já foi a sua língua





Real Gabinete Português de Leitura



Português se lhe afigura uma língua difícil? Próclise, ênclise e mesóclise lhe cansam a beleza?

Então dê uma olhada no que eu lidava quando fiz pesquisa para o mestrado de História Antiga e Medieval da Universidade Federal Fluminense, há mais de vinte anos atrás:

"Era de mil iiij xxix annos tres dyas do mes de Junho no sobrado/da ueraçom Seendo hj Aluaro fernandes ouujdor antre dojro e minho. E seendo Juntos foy dito como bem sabiom como a dita Çidade Estaua muy/mingada e faleçuda dhuum fisyco xpaaom o que Era muy graue Coussa/Estar a dita Çidade sem fysico xpaaaom tanto tenpo auyo e que por a dita Razom/domjngo paez e afonso de moreira quando foram a cortes a coynbra trautarom com huum fisyco que chamom mestre afonso de leiria que se ueesse pera dita Çidade e que ho tinham/demouundo e que o diserom na dita cidade que ficara asy que se nom fezera  nem huma/Cousa e que agora lhes Requeriom que por onrra da dita Çidade acordasem que o dito fisyco veese pera a dita çidade e que aluydrassem antre sy que toda vya veesse e que lhj mandassem dar dos dinheiros do dito Conçelho pera sua vynda e huma casa. En que/morasse e todos diserom que Era bem e acordarom que lho mandassem Rogar e dizer que toda/vya veese E que lhj mandasem pera sua vynda Vc libras que buscasem na dita Çidade(...)"

"Vereaçõens". Anos de 1390/1395. Publicações da Câmara Municipal do Porto. O mais antigo dos Livros de Vereações do município do Porto.




Real Gabinete Português de Leitura





A biblioteca da sua faculdade ou escola ainda vai chegar lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário