Juiz de Fora

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Discoteca Básica (6)

Atom Heart Mother
(Pink Floyd, 1970)



Os três discos do Pink Floyd mais marcantes, em termos de aceitação pelo público (não necessariamente de vendas), foram o primeiro The piper at the gates of dawn (1967) (com o cantor original Syd Barrett), o mega-sucesso Dark side of the moon (1973) e The Wall (1980). O que eu mais gosto é Meddle (1971). Mas o primeiro com que me identifiquei foi o disco "da vaca".


A música "Summer of '68" integrava a chamada do Jornal Nacional, na Globo, já com Cid Moreira e Sérgio Chapelin. O resto da audição foi novidade para mim. A inicial faixa-título foi uma das primeiras suítes de cerca de vinte minutos por bandas de rock, ocupando todo um lado do vinil. Yes e Genesis fariam o mesmo dois anos depois.


O Pink Floyd foi o grupo de rock progressivo de maior sucesso na história, um irmão mais velho dos demais, contemporâneo dos Beatles, Stones e das bandas psicodélicas norteamericanas.




Alguns fãs na casa dos setenta, hippies originais do flower-power, somente aceitam o Floyd com Syd Barrett à frente. Mas o autor de Astronomy Domine agravou o seu transtorno mental ao consumir ácido como se fosse drops dulcora, e foi substituído pelo guitarrista David Gilmour, que mais tarde tomou o controle da banda do genioso baixista Roger Waters.



O Pink Floyd foi alvo fácil dos punks porque chegou a cobrar quinze libras pelo ingressso de seus shows. Bono Vox, que afirmou recentemente que rock progressivo é chato, não canta por menos de duzentos dólares per capita. Há quem diga que, comparativamente ao Floyd, o Bono é mais...




Nenhum comentário:

Postar um comentário