Juiz de Fora

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Discoteca Básica (2)

...and then there were three
(Genesis)



Em maio de 1977 o Genesis veio ao Brasil para uma série de oito ou nove shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Tinha doze anos, estava na sexta série, em BH, e percebi que o grupo era respeitado pelo mais velhos (dezesseis anos para cima), mas do pouco que ouvi, por osmose, pareceu-me um som difícil de acompanhar.






Fez tanto sucesso por aqui que a Som Livre lançou uma coletânea com os melhores momentos da banda no Brasil (papo, é só uma coletânea). Na época só ouvia trilhas de novelas, coletâneas tipo K-Tel, Sua Paz Mundial, Excelsior, Village People, D.D.Jackson, Patrick Juvet, Santa Esmeralda (pensando bem, eram discos muito bons).

Ano seguinte, disco fever, e na trilha da novela Dancing Days constava a belíssima Follow You, Follow Me (que foi composta pelo baixista Mike Rutherford, e não por Phil Collins). Passei a adorar o grupo no ato, e ...and then there were three foi meu presente de Natal. De tanto ouvi-lo, comprei um segundo vinil nos relançamentos dez anos posteriores, com melhor qualidade de gravação, e o cd, um pouco mais tarde.

Foi um disco desprezado, devido à saída do guitarrista Steve Hackett, após a banda já ter ficado sem a entidade Peter Gabriel, vocalista original e tido por muitos como a alma da banda.



Depois deste disco, o Genesis virou um complemento de Phil Collins.




Sei diferenciar bem, mas continuei gostando muito dos caras. O som do Genesis é o tecladista Tony Banks, o único insubstituível.



"A despeito do que se possa pensar dos seus discos, Phil Collins é um músico extraordinariamente talentoso"
(Peter Gabriel, em 2000)




Não é o melhor disco da banda para ninguém, suponho, tampouco para mim, mas por meio de um sucesso de telenovela conheci mais um outro universo. Phil Collins deve ter, pelo menos, um tiquinho de razão.

As revelações, às vezes, chegam por caminhos estranhos.





Kraftwerk mudou minha vida, Cocteau Twins fez o som mais belo que jamais ouvi, mas Genesis é, foi e sempre será a banda do meu coração.





Lyrics | Genesis lyrics - Deep In The Motherlode lyrics



Lyrics | Genesis lyrics - Follow You Follow Me lyrics

Nenhum comentário:

Postar um comentário