Juiz de Fora

quinta-feira, 26 de março de 2015

Still Life (402)


Still life
(2013)



John May é um agente funerário de um subúrbio londrino. A sua função é providenciar a cremação de indigentes e pessoas falecidas sem familiares conhecidos. Mas John May se apieda dos que vêm a morrer sem amparo e quer lhes dar um funeral digno. Pesquisa meticulosamente e tenta encontrar algum parente ou amigo e lhes propiciar um enterro completo. Não encontrando ninguém ele encomenda liturgia para cada um e lá comparece solitariamente. Mas isto custa caro aos cofres públicos.

É impossível não ter empatia pelo pobre, feioso e sem atrativo John May, um solitário de poucas palavras e sorrisos, que guarda com carinho as fotografias das pessoas que veio a enterrar.

Este é o tipo de filme que não me levaria a escrever muito sobre ele. Não aborreceria o leitor com análises sociológicas sobre a solidão, o universo indiferente, o capitalismo impessoal. John May é uma pessoa boa, e faz o que lhe parece correto, não espera qualquer recompensa.

Spoiler (Não leia adiante se não quer saber o final):

Achei o final duramente realista, mas o finalzinho, o final do final, me pareceu apelativo ainda que vá agradar às pessoas religiosas.



2 comentários:

  1. achei este filme um dos melhores que vi em 2014!

    concordo que o final é um tanto apelativo... mas vou te falar, não sou religioso e me emocionei com a cena. deixou tudo ainda mais bacana!

    gostei do blog.

    abraços!

    ResponderExcluir