Juiz de Fora

sábado, 28 de março de 2015

O filho do outro (404)


O filho do outro
(2012)


Em 1991 o Iraque de Saddam Hussein lançou mísseis Skud em Israel. Em Tel Aviv uma auxiliar de enfermagem trocou por engano dois bebês recém-nascidos. Dezoito anos depois Joseph, filho de palestinos, é criado por um coronel e uma médica israelenses. O verdadeiro filho do casal, Yacine, foi criado por um casal palestino, um mecânico e uma dona-de-casa. Joseph ao saber que é palestino meio que apavora com a futura pobreza e isolamento, já Yacine vislumbra melhores possibilidades em Israel.

O tema já é bem dramático em se tratando de pessoas que se descobrem "adotadas", mas aqui a coisa se complica em função da animosidade entre os dois povos.

O filme pode não agradar pela abordagem humanista, é bastante aquela visão de que "se nós nos conhecermos e conversarmos mais as nossas diferenças se atenuarão". Achei bem bobinhas umas situações em que as personagens babam ovo para a França, um recurso utilizado largamente no cinema americano para estabelecer empatia do público para com outros povos: "Olhem, eles amam Paris e a cultura francesa, então não devem ser más pessoas".

Tipo do filme que se você assiste tira proveito,mas não dá para esperar muita coisa.

Uma observação sobre Emmanuelle Devos: a fisionomia dela é de alguém meio perturbada, não? rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário