Juiz de Fora

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Uma excelente animação, mas que não é (mesmo) para crianças.(355)


Uma aventura Lego
(2013)


Em Brickville (parece Nova York) todas as atividades (inclusive livros de História) são controladas pela empresa Octano. O presidente da Octano, o Sr.Negócios, é também presidente do país. O jovem operário de construção Emmet é um fiel seguidor das normas da empresa e do país, e tido como superficial e bobão pelos colegas de trabalho. Um sábio acredita que Emmet é um "Mestre Construtor", uma pessoa especial capaz de derrotar o poderoso Sr.Negócios que quer destruir os legos que insistem em desobedecer os manuais e substituí-los por seus fiéis robôs. Para ajudar Emmet há diversos super-heróis.


Este desenho é muuuuuito legal. As piadas são ótimas, as referências a filmes e desenhos, sensacionais, é tudo muito inteligente e divertido. É a animação mais crítica ao capitalismo avançado que já vi, é uma aula de economia política sintética. O Batman é um show, esperto, malandro, ágil, mais divertido do que o Batman de Christopher Nolan. A qualidade gráfica, como sempre, nos surpreende cada vez mais, é tudo muito bonito e bem feito. Dá vontade de ver só para prestar atenção nas ações que correm paralelamente a cada cena.



Gostaria de alertar os pais intergalácticos que leem o meu blog. Este não é um desenho aconselhável para crianças (mesmo). A trama é para adultos e há uma cena particularmente aterrorizadora, quando o vilão congela os pais de um personagem. É muito realista o sadismo, eu que tenho quase meio século de vida fiquei impressionado. Eu sei que no Brasil há um papo de que não se deve censurar nada, não se deve esconder as coisas dos menores e é hábito adultos falarem de assuntos pesados diante das crianças e as mesmas costumam ver novelas até altas horas. Na França metade dos pais não deixam os filhos verem tv antes dos seis anos de idade. Lá as crianças são tranquilas, falam baixo, eu vi isto de perto. Aqui basta entrar em qualquer escola e ver o nível de agitação de crianças e adolescentes. Deixem as crianças serem crianças.

Um comentário:

  1. adoro animações, mas eu confesso que não me animei muito com essa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir